Seja um Franqueado

Notícia de Carros

06/05/2015

Mercado: Carros novos em crise e usados crescem

Os órgãos responsáveis pela pesquisa de mercado no Brasil e no mundo apontam que a economia em queda do nosso país está interferindo diretamente no comércio de carros novos.

 

De acordo com o relatório da Jato Dynamics, o Brasil, que a pouco tempo estava em 4º no ranking de maiores mercados automotivos do planeta, agora ocupa a 7ª posição (veja tabela). A tabela mostra que o país teve uma queda de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, mas já em relação ao mês de abril a queda foi bem maior.

 

Vendas globais

 

Segundo a Fenabrave, o mercado recuou no mês passado 24,3% em relação ao mesmo período de 2014, e 6,36% em relação a março. O orgão espera uma queda no acumulado do ano de aproximadamente 19%, o que representaria um total de 2,83 milhões de veículos emplacados, contando com caminhões e ônibus. Caso a previsão se concretize, será o pior ano desde 2008.

 

Fenabrave - Abril 2015

 

No outro lado da moeda está o mercado de carros usados, que ao contrário dos novos, tem crescido mês após mês. As vendas de veículos seminovos, ou seja, com menos de três anos de uso, subiram 26%. Os veículos com um ano de uso também são muito requisitados, onde a diferença de preços para o 0km pode ser gritande em alguns casos.

 

Apesar de em 2005 a diferença na relação usado/novo de 4,5/1 e hoje está em 3,7/1, o mercado de usados é melhor recebido pelo brasileiro que o de carros novos. Ainda contra os veículos de segunda mão estão as taxas de juros mais altas, que ao ano podem chegar a 55%, enquanto que para os 0km essa porcentagem não passa de 14%.

 

Fonte: Fenabrave/Estadão/Jato Dynamics



Mais Notícias

Ver todas as categorias
Shopping


Publicidade